Translate

sexta-feira, 20 de março de 2015

Escola de Idiomas X Estudar em Casa. (Prós e Contras)

Olá, pessoal!



Hoje vou fazer um pequeno post sobre os prós e os contras de se estudar em uma escola de idiomas e estudar em casa.







x





                                                                                                                                                                               


                                                                                                                                                            Antes de começar, quero lembrar a vocês que isso vai de pessoa para pessoa, tudo o que eu escrever aqui pode ou não funcionar com vocês. Então vamos lá!



Começando primeiro com o autodidatismo, ou seja, aquela pessoa que estuda em casa e que não precisa de uma escola de idiomas para se especializar em uma determinada língua. Quando uma pessoa é autodidata ela tem que buscar os conhecimentos, materiais de estudo, força de vontade - inspiração, saber errar por conta própria e outras coisas que só um verdadeiro autodidata sabe fazer.


Estudar em casa:



Os Prós:


- Você faz o seu  próprio tempo de estudo. Quando você é autodidata não existe aquela pressão de ir para escola sempre, só porque você está pagando ou porque o seus pais mandam. Você faz o seu tempo e pronto, seja de 1 hora de estudo, 5 horas, não importa. Você é que manda no seu método!


- Você não gasta nada estudando em casa. Se você não tem dinheiro, ser autodidata é uma boa opção. A internet está ai para te ajudar nisso! Quantos sites existem para você estudar idiomas pela net ? Quantos métodos existem para você pesquisar e estudar ? É uma infinidade! Então, o que você está esperando para começar seus estudos ? Tenha paciência e procure por sites de aprendizado de idiomas. Fiz um post com esse tema aqui: Sites para Estudar Idiomas.


- Você estuda no conforto do seu lar da maneira que você deseja. Às vezes andar debaixo de um temporal é complicado! Estudando em casa você não precisa fazer esse sacrifício para chegar em tal escola. Em casa você pode estudar no quentinho, debaixo dos cobertores, tomando algo, comendo, deitado, em pé, de ponta cabeça, etc. Não existe coisa melhor que ter o nosso conforto!!


- Você aprende rápido em casa. Em casa você estuda todos os dias e com certeza vai aprender muito mais rápido e logo terá resultados positivos nos seus estudos.



Vamos aos Contras:


- Achar/Procurar materiais de estudos. Não sei se posso dizer se isso é um "contra", pois como eu disse, a internet está ai para ajudar a gente. O que acontece às vezes é que a pessoa não consegue achar o material que ela necessita na internet, ainda mais se for um idioma que quase ninguém estuda. Mas calma! Procure grupos no Facebook, pesquise no Google, pergunte se alguém tem tal material. Ser autodidata requer muita paciência para encontrar as coisas que necessitamos!!


- Buscar nossa própria motivação - inspiração. Quem nunca teve algum desanimo estudando sozinho ? Até eu que ajudo as pessoas tenho meus pontos fracos. Buscar a inspiração para estudar idiomas sozinho não é um tarefa fácil! Devemos sempre se entreter dentro das culturas, povos, maneiras de falar diferentes, práticas diárias com o idioma, para assim conseguir ter uma certa inspiração. Saber errar te ajuda a ter mais vontade de estudar! Quando alguém não aceita seus erros acaba desanimando e achando que é "incapaz" de estudar tal idioma e assim desistindo do mesmo. Se você souber aceitar seus erros você automaticamente conseguirá mais motivação para arrumar aqueles erros (se auto-corrigir) e sempre tentar melhorar seus conhecimentos. Ninguém é perfeito, somos humanos e cometemos erros sempre, entenda isso!!


- Achar alguém para praticar o idioma. Tá ai algo que todo autodidata tem dificuldade!! Achar alguém pessoalmente para ajudar nos nossos erros é algo complicado e às vezes só indo em outro país pra a gente ter essa oportunidade de treinar nossos conhecimentos. Mesmo com a internet hoje e com vários sites de relacionamento como o Interpals, fica mesmo assim difícil para aqueles que estão se especializando em uma língua, pois é raro achar alguém que está disposto a realmente te ajudar, geralmente as pessoas querem falar de coisas mais interessantes do que falar de aprendizado de línguas, regras gramaticais, pronúncia, etc.



Estes são alguns prós e contras de se estudar em casa. Existem também outros fatores ruins e bons que levam as pessoas a se darem bem ou mal estudando em casa, mas aqui no caso só citei os principais. 




Estudar em Escola de Idiomas:






Os Prós:



- Ter alguém para praticar o idioma. Quando você estuda em uma escola de idiomas, as chances de você praticar com alguém é quase 100%, pois além do professor existem os alunos ao seu lado que também têm essa mesmo intuição.


- Alguém do seu lado para te ajudar com as dúvidas. Na escola temos os professores e os aluno com níveis avançados em uma determinada língua, com isso essas pessoas irão te ajudar e orientar em tal dúvida, ali do seu lado mesmo.


- Ter bons materiais físicos de estudo. Dependendo da escola você pode encontrar muitos matérias bons de idiomas. Você também pode comprar para estudar em casa, mas sai mais caro esses materiais usados nas escolas. Ler pelo computador pode ser bom ou irritar outros, assim que o material físico te ajuda muito nesse caso.


- O professor pode te dar inspiração. Quando você se sentir desanimado com os estudos você pode pedir orientação para o seu professor te ajudar com isso. Coisa que não tem com quem estuda em casa.




Os Contras: 




- O custo para estudar em uma escola de idiomas. Sabemos que fazer um contrato com uma escola de idiomas não é nada barato e dependendo da escola, fora a mensalidade, eles vão te cobrar os materiais usados em cada nível do idioma.


- Poucas horas de estudo. As escolas oferecem uma carga horária muita fraca, como por exemplo: 1 hora por semana - 1 aula na semana. Isso é ruim, pois o aluno fica a semana toda em casa sem praticar o idioma e logo esquecendo tudo o que aprendeu. Mesmo você estudando com um intensivo na escola, a carga sempre é pouca o que requer do aluno algum estudo fora da escola.


- O método não é seu, é a escola que manda aqui. Quando você começa a estudar em uma escola, logo deve se adequar ao método que a escola está te oferecendo e para a escola não importa se você vai bem com o método ou não, o que importa para eles é achar que você está aprendendo com o método oferecido.


- Sair do conforto para sentar na cadeira dura e apertada. Estudar na escola é diferente de alguém que está deitado na cama ou sentando na poltrona. Na escola não temos nenhum conforto, não pode comer dentro da sala, beber, deitar ou sentar em um lugar mais confortável. É ali e pronto!



- Estudar na escola pode enjoar rápido. Os métodos de estudo de uma escola de línguas segue um padrão que não pode ser mudado pelo aluno, o que acaba tornando enjoativo para os alunos e por esse motivo eles desistem do curso. Diferente de estudar em casa, onde você pode trabalhar como vários métodos diferentes.


- O tempo para o aluno se formar na escola. Esse é o pior contra para as pessoas não estudarem em uma escola de idiomas, o tempo! Existem escolas que demoram de 4 - 8 anos para o aluno se formar em um idioma, isso na minha opinião é um absurdo. Pois muitos deles saem de lá sem alguma fluência, pelas poucas horas de estudos na semana, como eu disse acima. Nesse caso estou falando daqueles que não usam a internet para COMPLEMENTAR seus estudos e sim daqueles que só usam a escola como sua fonte de estudos.




Eu fiz esse post com a intuição de comparar e tirar algumas dúvidas que existem entre escola x casa, não é minha intuição prejudicar alguém  com o post. Lembrando: você sabe o que é melhor para você!






Um abraço para os poliglotas e tradutores!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário