Translate

sexta-feira, 13 de março de 2015

Línguas Tonais.

Olá, pessoal!


Hoje vou falar sobre as línguas tonais e o que são elas. Muita gente não sabe o que significa/o que é uma língua tonal.







O Que é Uma Língua Tonal ? 

Uma língua tonal, é dado esse nome, para aqueles idiomas que usam vários tipos de sons/tom/sílaba para diferenciar o significado das palavras. A maioria desses idiomas são geralmente: sino-tibetanos, africanos, ameríndias (Línguas Indígenas Faladas na América do Sul)


As Línguas Indo-Europeias são Línguas Tonais (as mais faladas no mundo)? Não! Pois a maioria dos idiomas que nós falamos, existem regras para cada palavra/alfabeto a ser pronunciada e que não mudam o significado quando pronunciadas, exemplos de alguns caracteres que marcam a pronúncia no próprio idioma, português: ã, õ, ó, é, ê,. alemão: ü, ä, ß, ö, er, eu, etc. Assim como todos os outros idiomas Indo-Europeus. Mas, nos idiomas tonais também temos acentos e é com a ajuda (graças a eles por sinal, porque ajudam muito) deles que a palavra muda o seu significado, o que não acontece nos idiomas Indo-Europeus.



O Que Faz ser um Idioma Tonal ?



Como eu disse acima, a maioria desses idiomas são orientais (a maioria) e alguns das Américas e África. Por isso muitas vezes quando pensamos em Tonal, já lembramos da China, Japão, Coreia, Tailândia, Vietnã, etc. E é claro, isso vária de dialeto para dialeto. No mandarim: 4 tons e 1 neutro, taiwanês: sete e no cantonês: 9 tons. Esse último considero por aprendizes, o mais difícil de ser falado.



Mas Qual é o Ponto que Faz uma Língua ser Tonal ?


Para uma língua ser tonal, ela deve ter diferentes significados dependendo do sons/tons - reproduzidos, um exemplo disso é o famoso Mandarim/Chinês, que é uma língua sino-tibetana falada na República da China. Uma sílaba pode definir o significado de uma conversa inteira!! É isso mesmo, se você errar a pronúncia pode significar outra coisa, exemplos no Chinês: wā - pio, wá - velhowă - óculos, wà - por favor. E é assim com cada palavra e é por isso que muita gente "desiste" desses idiomas, mas como todo idioma, basta ter bastante treino, dedicação, paciência e saber cometer erros. Para nós falantes de línguas europeias, é algo novo e nós não estamos acostumados com essas regras, assim que se requer mais paciência no aprendizado.



O que as Pessoas pensam, mas na Verdade não é Nada disso o que elas Pensam!



Toda língua oriental é tonal ? Não! O japonês e o coreano por exemplo, não usam tons para definir um significado de uma palavra como no chinês, tailandês ou vietnamita e aliás, é considero por muitos linguistas que o coreano e o japonês não tem nenhum parentesco linguístico com esses idiomas tonais.  Como vemos na imagem ao lado, alguns idiomas asiáticos usam alguma influência um do outro, mas isso não é motivo para dizer que o idioma é tonal. O japonês utiliza 4 alfabetos e cada um deles têm uma função sintáxica na língua. Já no idioma coreano, o sistema de escrita é definido por um alfabeto fonético chamado - Hangul, e o Hanja que é constituído pelos caracteres coreanos.


Se Você Ama esses Idiomas e Gostaria de Aprender algum Deles....



Hoje a Ásia é o maior centro financeiro do mundo e com isso o aumento da economia, empresas exportando para diversos países, ou seja o aumento das relações entre os países orientes e ocidentais. No Brasil, encontramos muitas pessoas e até escolas que estão ensinando o Mandarim para essas pessoas que tem contato com o mundo oriental e além disso, o mandarim é o idioma mais falado no mundo com 1,3 bilhões de pessoas ao redor do mundo, ultrapassando o próprio inglês. Você aprendendo Chinês, as chances de você conseguir trabalho na Ásia são muito maiores. O bloco econômico chamado - BRICS ( Rússia, China, índia, Brasil e África do Sul), é um exemplo das relações bilaterais das grandes economias do mundo.



Site para Aprender: Chinês, Vietnamita e  Tailandês: 50 languages - Somente ChinêsBusuu

Canal no Youtube para Aprender Cantonês e Outras línguas Orientais: Class101.com





É isso por hoje, meus queridos! Um Abraço para Todos Vocês e Até a Próxima.















Um comentário: